quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entradas e Bandeiras - Fernando Gabeira

Fernando Gabeira, depois que voltou do exílio na Europa, escreveu uma trilogia muito bacana, onde repensou o movimento guerrilheiro do qual fez parte e questionou o que seria dos seus participantes dali pra frente, em vista da abertura democrática do Brasil no inicio dos anos 1980, alem de revisitar a sua própria biografia. O primeiro foi o famoso O que é isso companheiro?, depois segui-se O crepúsculo do macho e por fim Entradas & Bandeiras. Deste último, tiramos dois trechos:


Nesses trilhos em que agora andamos juntos, queria encontrar Jerônimo. E explico por quê. Jerônimo era
motorista de um velho caminha Chevrolet que uma noite entrou pelo nosso quarto adentro. Ele perdeu a
direção na esquina da Vitorino Braga com Garibaldi;arrebentou a parede, deu marcha-ré e fugiu. Eu acabara de me masturbar pensando em minha avó. Os padres alemães da Igreja de São Sebastião me faziam rezar 20 ave-marias.

 --------------------------------------------------
O aeroporto ficava perto, relativamente. E no dia seguinte estava em Porto Alegre já quase no extremo sul.
Passo o primeiro dia em Porto Alegre concedendo entrevistas 'a imprensa. 
Uma das entrevistas concedi durante o almoço no restaurante macrobiótico da cidade. Era sobre o meu livro e atécnica do meu livro. Estava justamente tentando ampliá-la e refletir sobre a literatura e a vida. O repórter fumava e eu falava incessantemente. A mesa central do restaurante era destinada 'a direção da Sociedade Macrobiótica.
Havia um enorme cartaz indicando isto e os velhos nos olhavam com uma expressão severa. Um deles dirigiu-se a nós  e disse ao repórter que era proibido fumar e a mim que falava muito, enquanto comia. Reduzi o ritmo, mas foi difícil engolir aquela refeição macrobiótica, sentindo aqueles velhos olhando, atentamente, para meus lábios para ver se mastigava as 50 vezes necessárias. Tenho uma incrível capacidade de atrair patrulhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário